1 de abril de 2009

Hora da verdade

Hoje decidi que em vez de contar uma peta qualquer vou contar uma verdade. Uma história que nunca contei e nunca tinha pensado fazê-lo.

Uma vez, ia a passear pela praia da Cruz Quebrada - aquela que no antigamente era muito chic - e deparei-me com um tubo de esgoto que deitava as suas imundices no rio Tejo. Como sou curioso, espreitei lá para dentro sem saber bem o que esperar. O que é que sairá de um esgoto para além de cócó? Então, qual não é o meu espanto quando vejo a silhueta de uma pessoa a mexer-se devagar na escuridão que consome as profundezas daquele esgoto. Aos poucos fui reconhecendo aquela figura e eis que chego à conclusão de que era nem mais nem menos do que o Cadete. Mas não era simplesmente o Cadete. Era o Cadete da caderneta de cromos de 93/94, com aquela farta cabeleira encaracolada que fazia lembrar uma daquelas árvores de que agora não me lembro do nome. Com isto, olho para os lados à procura de um bocado de papel para lhe pedir um autógrafo e lembro-me: "mas ele tá coberto de merda, nem me vou aproximar". Sendo assim, peguei num calhau e atirei para a poça de fezes mais próxima do antigo jogador (ou então do "ainda jogador" que viajou no tempo e veio ao futuro para avisar ele próprio que iria acabar no benfica). Depois de uma boa risada aconteceu então o inacreditável. Um golfinho salta de dentro do rio, de bico apontado ao sujeito que estava todo borrado. Então não é que o animal arriscou a própria vida para atacar um ser humano. É que depois de atingir a cabeça loira do Cadete, o golfinho, coitadinho, ficou encalhado na praia como que à espera de morrer. Ainda consegui ver que o golfinho estava com ar satisfeito. Não me perguntem como, mas havia na sua expressão qualquer coisa que me dava a certeza disso.
Enfim, ainda consegui fazer rebolar o golfinho de volta para a água e vê-lo partir feliz e contente. Enquanto fazia isso perdi o Cadete de vista e nunca mais soube dele. Algo me diz que ele voltou para o esgoto e não mais saiu. A não ser que tenha se lavado, feito uma operaçãozinha e seja agora o David Luiz.

E foi isto...

Sem comentários: